CONCURSO MAPA - NOVIDADES
CONCURSO MAPA - NOVIDADES

                Os últimos concursos promovidos para provimento de cargos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento datam de 2006 e 2009. Em 2006 foram realizados dois concursos sendo o primeiro (Edital 01/2006) destinado aos cargos de Agente de Atividades Agropecuárias e Agente de Inspeção Sanitária Industrial de Produtos de Origem Animal- AISPOA e o segundo (Edital 04/2006) destinado ao cargo de Fiscal Federal Agropecuário. Em 2009 o edital MAPA 01/2009 destinou-se ao provimento de cargos da área administrativa (nível médio e superior), enquadrados como do Plano Geral de Cargos do poder Executivo – PGPE.

                Neste 21 de janeiro, o MAPA lançou novo edital destinado ao provimento de vagas. Desta vez estão abertas vagas tanto para o Plano Geral – PGPE, quanto para os cargos destinados as atividades fim do MAPA: atividades técnicas da fiscalização e da carreira de fiscal federal agropecuário.

                No atual concurso, para o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo oferta-se vagas para: Administrador (27), Agente Administrativo (116), Bibliotecário (02), Contador (07), Economista (04), Engenheiro Civil ou Elétrico (03), Geógrafo (03), Psicólogo (02) e Técnico de Contabilidade (06). Para os cargos técnicos de fiscalização: Agente de Atividades Agropecuárias (53), AISPOA (105), Auxiliar de laboratório (74) e Técnico de Laboratório (194). E, por fim, para a carreira de Fiscal Federal Agropecuário – FFA, 246 vagas, distribuídas entre: Engenheiros Agrônomos (84), Farmacêuticos (14), Químicos (24), Veterinários (116) e Zootecnistas (08).

                Quanto ao exercício da atividade, neste concurso o candidato escolhe, além do cargo, a área e localidade, que inclui a Unidade Federativa e município onde deseja exercer a atividade. As vagas destinadas ao LANAGRO são consideradas localidades distintas das demais, mesmo que situadas nos mesmos municípios. Após a posse deve-se permanecer no local de nomeação por no mínimo três anos. Outra novidade neste concurso é que o local da realização das provas poderá ser diferente do local escolhido para o exercício. Ao contrário do ocorrido no último concurso de FFA, onde os candidatos realizaram suas provas, obrigatoriamente, na capital do estado para o qual optaram em concorrer às vagas.

concurso MAPA                As novidades, tomando-se por base as provas objetivas para os cargos de nível superior do atual concurso em comparação com as do edital 04/2006, é que o inglês não mais terá uma prova específica, sendo que em 2006 foram 10 questões e, a prova de conhecimentos específicos embora continue com vinte questões teve seu peso reduzido de 2,0 para 1,5.

                Mantiveram-se inalterados o quantitativo de questões e peso das respostas (1,0) das demais provas: Língua Portuguesa (10), Raciocínio Lógico (05), Conhecimentos de Informática (05) e Conhecimentos Gerais (05).

                Já, comparando-se com o concurso anterior para AISPOA, a prova de Ética, com cinco questões, também foi suprimida.

                Quanto à prova discursiva houve alteração nos critérios de pontuação, dando maior peso a esta prova. Nos concursos anteriores a mesma valia 20 pontos (sendo 10 para os aspectos formais e textuais e 10 para aspectos técnicos) e agora o valor passou para 40 pontos (sendo 15 para os aspectos formais e textuais e 25 para aspectos técnicos).

                Por fim outra novidade, mas apenas para os cargos de Fiscal Federal Agropecuário que optarem por trabalharem na “rede” Laboratório Nacional Agropecuário – LANAGRO, é a prova de avaliação de títulos, que será de caráter apenas classificatório, e terá validade de 10 pontos (no máximo).

                Quanto ao conteúdo programático manteve-se a sua amplitude e extensão, coerente com a complexidade das atividades a serem desenvolvidas. Optou-se por um menor detalhamento dos conteúdos o que direciona para a necessidade de uma visão mais holística das matérias, sem perder o foco nas questões principais.

                Como sempre já são vários os “cursinhos” pré-concurso com inscrições abertas e turmas já em andamento (DIDATUS, ATUALLYS e IFOPE são exemplos) bem como pipocam em todo o Brasil apostilas e materiais multimídia a venda.

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

http://saudeinspecaoanimal.comunidades.net/index.php?pagina=1421635107, em 27/01/2014

 

topo