PLÁGIO
PLÁGIO

                “Cada vez mais busca‐se um controle nos produtos de origem animal para segurança do consumidor final. Desta forma, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vem atualizando cada vez mais as legislações vigentes. O Brasil é um grande produtor de leite e seus derivados, a indústria de laticínios é bastante expressiva, a qual encontra‐se e em constante desenvolvimento tecnológico, que pode ser evidenciado pela variedade de derivados lácteos existentes no mercado. Com as novas atualizações legislativas, a Instrução Normativa nº 62 (IN  62/2011), publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de Dezembro de 2011, visa aprovar o regulamento técnico de produção, identidade e qualidade do leite tipo A, o regulamento técnico de identidade e qualidade de leite cru refrigerado, o regulamento técnico de identidade e qualidade de leite pasteurizado, além do regulamento técnico da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel. Com base na normativa mencionada, discorra apresentando as seguintes informações:

• nome da enfermidade comumente relacionada com uma alta contagem de células somáticas;

• definição da enfermidade citada;

• descrição das medidas de controle e prevenção dessa enfermidade;

• limite de contagem de células somáticas preconizado para os períodos de 01/01/2012 até 30/06/2014 e 01/07/2014 até 30/06/2016;

• parâmetros da análise físico‐químico e respectivos valores aceitáveis para o leite cru refrigerado integral tipo A.”

                “No Brasil, a indústria de laticínios é bastante expressiva, apresentando elevado nível de desenvolvimento tecnológico, o que pode ser demonstrado pela grande variedade de produtos derivados que existem no mercado. Em virtude desse desenvolvimento, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA tem atualizado as legislações do setor de laticínios. A exemplo disso, tem-se a nova Instrução Normativa nº 62 (IN 62/2011) publicada no Diário Oficial da União, no dia 30 de dezembro de 2011, que entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 2012. De acordo com essa afirmação, responda:

a) A contagem de células somáticas é um dos critérios para aceitação do leite. Sabendo-se disso, qual o limite máximo especificado de células somáticas do leite cru refrigerado integral do tipo A, segundo a IN 62/2011, no período de 01/01/2012 até 30/06/2014?

b) De acordo com a IN 62/2011, cite os parâmetros fisioquímicos e seus respectivos limites para o leite cru refrigerado integral tipo A.

c) Entre os problemas que afetam a produção do leite, há uma enfermidade que está relacionada à contagem de células somáticas. Essa doença ocasiona grande impacto na bacia leiteira e prejuízos econômicos à indústria. Cite o nome dessa doença, defina-a e descreva os controles preventivos para minimizar sua ocorrência.”

                Caso você tenha tido a impressão de ter lido a mesma coisa duas vezes, embora com algumas modificações na ordem e algumas pequenas alterações pontuais no texto, você estaria diante de um caso de plágio.

                Segundo a enciclopédia livre Wilkipédia, o plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. No caso acima, por definição de Ken Kirpatrik, ainda na Wilkipédia, trata-se de Plágio Mosaico - tipo de plágio mais comum, que acontece quando o "plagiador" não faz uma cópia da fonte diretamente, mas muda umas poucas palavras em cada frase ou levemente reformula um parágrafo, sem dar crédito ao autor original. Esses parágrafos ou frases não são citações, mas estão tão próximas de ser citações que eles deveriam ter sido citados ou, se eles foram modificados o bastante para serem classificados como paráfrases, deveria ter sido feito referência à fonte.

                Pois bem, o primeiro enunciado e conjunto de questões referem-se à prova discursiva para o cargo de Fiscal Federal Agropecuário – Zootecnista do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, realizada recentemente através do edital nº 001/2014. Já a segunda citação, que provavelmente serviu de referência à primeira é do EDITAL Nº. 36/2011-REITORIA/IFRN, Concurso Público do Grupo Magistério – Controle de Qualidade, promovido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em 2011.

                É lamentável que um concurso que tenha tido mais de 400 mil inscritos tenha que ter lançado mão deste tipo de expediente para a elaboração de suas provas.

 

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

OBS: Artigo elaborado após e-mail enviado por um de nossos leitores.

 

topo