SDA com novo mandatário
SDA com novo mandatário

 A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA), responsável por planejar, normatizar, coordenar e supervisionar as atividades de defesa da agropecuária brasileira, é comandada desde o dia 09 de fevereiro pelo Médico Veterinário Décio Coutinho. Devido os cargos públicos que ocupou Décio já é conhecido no meio do agronegócio.

Formado pela Universidade Federal Fluminense, em 1980, Coutinho sempre desempenhou suas atividades profissionais no estado do Mato Grosso, e teve sua trajetória marcada justamente pelo exercício de cargos na Defesa Agropecuária daquele Estado, onde ocupou vários cargos no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA) incluindo o de presidente da instituição.

Na condição de presidente do INDEA também exerceu a presidência do FONESA - Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária., organismo que contempla todos os órgãos estaduais responsáveis por conduzir a defesa agropecuária nos estados e no Distrito Federal.

Décio Coutinho novo Secretário SDADesde 2010, Coutinho vinha atuando como consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) onde foi coordenador de Sanidade da Instituição e coordenador da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), resultado de uma parceria entre o MAPA e a CNA. 

Coutinho diz que irá “conduzir a secretaria com dignidade e respeito, cuidar com muita responsabilidade da reputação do Serviço de Defesa Agropecuária do Brasil e fazer o possível para que o mesmo seja cada vez mais reconhecido pelos organismos internacionais e é claro, pelo consumidor brasileiro”.

Após um período tumultuado em que a SDA/MAPA foi conduzida por um advogado com forte vínculo com um dos maiores grupos frigoríficos do país a ponto de ser duramente criticado pelos funcionários do Ministério, incluindo uma campanha intitulada “Fora Intruso” conduzida pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários – AnffaSindical o novo Secretário mostrou-se aberto ao diálogo e enfatizou que considera importante a interlocução da AnffaSindical na defesa dos interesses da categoria.

Ainda em audiência o secretário buscou tranquilizar a categoria, afirmando que nada será imposto sem o conhecimento dos servidores. Décio elogiou o corpo funcional do Ministério, com quem convive há anos, e disse considerar fundamental a participação da categoria no gerenciamento e execução das atividades técnicas. Ele também afirmou que as chefias das áreas técnicas serão todas ocupadas por profissionais de carreira, ou seja, do quadro do MAPA.

Décio Coutinho acaba por se tornar não só o maestro a conduzir as ações de defesa agropecuária, mas também um elo a ligar os funcionários do MAPA e os órgãos executores de sanidade agropecuária nos estados à política agropecuária Nacional.

 

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

 

topo