how to stream super bowl 2021

GRIPE AVIÁRIA AVANÇA NO BRASIL
GRIPE AVIÁRIA AVANÇA NO BRASIL

O Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, confirmou mais dez casos positivos para influenza aviária (H5N1), entre os dias 19 e 31 de maio.

Com estes casos confirmados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), o Brasil chega a treze casos confirmados em aves silvestres, sendo nove no estado do Espírito Santo, três casos no estado do Rio de Janeiro e um no Rio Grande do Sul.

No dia 22 de maio, o MAPA declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil. O medida vale por 180 dias e pretende evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

Segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA, o mundo vivencia a maior epidemia já registrada de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves domésticas de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

Foram intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas e silvestres em todo país e novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo MAPA e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária para evitar a disseminação de IAAP e proteger a avicultura nacional.

O MAPA alerta ainda que apesar de rara, as infecções humanas podem acontecer, principalmente, por meio do contato com aves contaminadas, vivas ou mortas. A Influenza Aviária não é transmitida pelo consumo de aves e nem de ovos.

Diante da decretação do estado de emergência zoossanitária, o ministério, por meio da SDA, instalou o Centro de Operações de Emergência Agropecuária (COE-Mapa Influenza Aviária). O grupo será responsável pela coordenação das ações de prevenção, vigilância e cuidado com saúde pública, bem como a articulação das informações entre outros ministérios, órgãos, agências estaduais e setor privado. Entre as atribuições do centro de operações estão a divulgação de informações à população, a identificação e a adoção dos mecanismos de apoio aos órgãos do Mapa para combate ao avanço de casos de IAAP.

 

topo