Dia 31 de março é celebrado anualmente no Brasil o Dia da Saúde e Nutrição.
O objetivo principal da data é conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação e faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde. Adotado com intuito de que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares e para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.
Ter uma boa alimentação não é somente satisfazer a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.
Para que seja realizada uma boa nutrição, é necessário a realização de uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e variedade adequadas de nutrientes para as células do corpo.
Outro aspecto que deve ser observado é a segurança dos alimentos (food safety), que é definido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO como sendo aquele alimento que quando consumido não causará danos à saúde do consumidor. Neste sentido, a segurança alimentar engloba práticas que garantem a qualidade do alimento desde a produção até o consumo, para que ele não apresente riscos à saúde do consumidor.
Com o lema “Consumo seguro é direito de todos. Promover segurança alimentar e saúde pública é dever do Estado” o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários – AnffaSindical lançou uma campanha institucional não só para lembrar a data, mas para firmar posição na obrigatória garantia pública da segurança dos alimentos, que é feita através dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários – AFFA no âmbito do Ministério da Agricultura.
DICAS E ATITUDES QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA NA SUA ALIMENTAÇÃO
– Evite o consumo de alimentos ricos em calorias, industrializados, gordurosos e salgados;
– Somente consuma produtos de origem animal inspecionados (selos do SIF, SIE ou SIM);
– Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
– Beba bastante água;
– Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
– Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
– Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana;
– Durma pelo menos 8 horas/dia.
SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL