O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta quarta-feira (18) a habilitação de 11 plantas frigoríficas para a Indonésia, além da possiblidade de derrubada da suspensão da exportação de três plantas para a China. O comunicado foi feito em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Desde 2019 o Brasil está sem habilitar novas plantas frigoríficas para a China, sendo que a possibilidade de retirada da suspensão é para uma empresa de abate de bovinos e duas de aves, que estavam com as exportações para a China suspensas desde 2022.
Já no que diz respeito a Indonésia, todas as novas habilitações são para frigoríficos de abate de bovinos.
Também como conquista, mas na área vegetal, foi anunciada a primeira abertura de mercado registrada pelo Brasil em 2023, que é a de algodão em pluma para o Egito.
Ao final do encontro com o presidente, Fávaro destacou que essas conquistas são o sinal do retorno da credibilidade do Brasil no mercado internacional.
“É o fruto do trabalho dos empresários e dos técnicos do Ministério da Agricultura, mas também da credibilidade do presidente Lula. São ações que aconteceram nas últimas horas que mostrou que o mundo voltou a acreditar no Brasil, as oportunidades de empregos vão acontecer aqui”, disse.
Fonte: Imprensa MAPA
Copyright ©