O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, a partir de demanda do Ministro do Planejamento buscou a contratação de uma consultoria com base nos termos do projeto de cooperação técnica com o IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, de empresa especializada em alternativas de modelos jurídicos na administração pública. A Empresa NEOPUBLICA foi a contratada.
Esta consultoria deverá atender três pleitos:
Segundo o MAPA as medidas tem por objetivo modernizar a estrutura da Defesa Agropecuária. Entre as propostas, está a remodelagem da secretaria, para que adquira características de órgão autônomo, seguindo o modelo de agências reguladoras, e a flexibilização das formas de contratação.
Já o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, nega que tenha sido ouvido na primeira fase e critica a iniciativa. “A proposta do ministério afeta diretamente e fragiliza o nosso trabalho, porque essas ações devem ser desenvolvidas por agentes de governo concursados, que têm poder de polícia, que somos nós. E há uma intenção geral do governo de terceirizar e até privatizar essas ações”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais (AnffaSindical), Maurício Porto.
Neste domingo o Secretário Nacional de Defesa Agropecuária Luiz Eduardo Rangel, que é auditor fiscal federal agropecuário, concedeu uma entrevista ao programa “DIRETO AO PONTO” do CANAL RURAL que aborda de forma bastante explicativa o tema. (Clique na imagem e acesse a entrevista).